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Melhore o suporte ao cliente

Para quase todos os negócios, é crucial ter um excelente suporte ao cliente. Ao melhorar o suporte ao cliente, é preciso examinar como é a interação entre seus funcionários e clientes. Também é necessário selecionar as ferramentas adequadas para que o departamento de suporte ao cliente possa realizar seu trabalho efetivamente. Estas diretrizes simples auxiliarão na melhora do sei suporte ao cliente ao vivo.

Um bom suporte ao cliente começa de cima

Se você tem uma metodologia de suporte ao cliente, é preciso mostrar aos seus funcionários como ela funciona dando o exemplo. A equipe de gerenciamento deve ser o modelo de suporte ao cliente e seu chefe deve ser um guia. Não basta pendurar pôsteres ou simplesmente dizer aos funcionários que o suporte ao cliente é importante; o suporte ao cliente deve se tornar parte da ideologia da empresa. O suporte ao cliente deve ser um critério para contratar e demitir funcionários. Durante as análises anuais de desempenho, os supervisores devem classificar os funcionários em seu desempenho de atendimento ao cliente. Esse desempenho deve ser conjugado a objetivos mensuráveis.

Doce suporte ao cliente

“A fruta do vizinho é sempre mais doce”, e isso se aplica ao suporte ao cliente. Acompanhando o suporte ao cliente de seus concorrentes, muitas vezes você pode aprender lições valiosas sobre o que fazer e o que não fazer. É fácil ver o que eles estão fazendo ao abrir seus sites e realizar uma chamada para seu centro de atendimento ao cliente. Se você realmente deseja melhorar seu suporte ao cliente, dê uma olhada nas empresas fora do seu setor de mercado. Veja o que estão fazendo de bom, o que funciona para eles e tente adaptar suas estratégias de suporte ao cliente.

Fique ligado

Quase nenhum setor de mercado permanece estático por um longo período. Fazer negócios significa mudança e evolução. Por esse motivo, é preciso avaliar periodicamente seus programas de suporte ao cliente. Você precisa se perguntar o que pode ser feito de forma diferente, o que pode ser melhorado e onde estão suas fraquezas. Os avanços tecnológicos, especialmente no campo das tecnologias de comunicação pela internet, oferecem novas oportunidades desconhecidas no passado. A implantação dessas tecnologias podem ser uma maneira simples de impulsionar seu nível de suporte ao vivo aos seus clientes.

Um por um

O suporte ao cliente com um quê de simpatia e personalidade causará uma impressão favorável nas pessoas que se entram em contato com a sua empresa. Uma maneira de fazê-lo seria colocar os nomes e as fotos da equipe de suporte ao cliente numa página on-line de suporte ao cliente. Os clientes clicariam nos endereços de e-mail da pessoa específica se precisassem de assistência. Muitos sistemas de bate-papo permitem publicar a foto do representante na janela de bate-papo, assim o cliente pode ver com quem está falando. Esses toques podem fazer uma interação mais íntima do que a simples troca de mensagens de texto.

Sobrecarga de dados

Muitos sites corporativos oferecem uma miríade de informações de vendas e suporte para os produtos. No entanto, algumas dessas informações são facilmente acessíveis, alguns clientes simplesmente podem não desejar procurá-las ou não terem tempo para tal. Muitos clientes têm uma pergunta e querem uma resposta imediata e podem simplesmente não serem capazes de receber uma resposta por e-mail. Quando esse autosserviço falha, o cliente deve ser capaz de conseguir ajuda o mais rápido possível, seja por suporte por telefone ou suporte ao vivo por meio do seu site.

Melhor que e-mail

O e-mail é uma forma aceitável de comunicação, mas o suporte ao cliente ao vivo é ainda mais desejável. A enorme quantidade de informação disponível on-line pode inibir os seus clientes, especialmente se eles não tiverem experiência com a internet. Você pode fazer sua empresa se destacar oferecendo aos clientes uma comunicação em tempo real com uma pessoa ao vivo por meio do seu site. Os visitantes do seu site simplesmente clicaria num botão de suporte ao vivo em seu site para obter ajuda imediata.

Seus melhores críticos

Se você não tem ideia de como melhorar seu suporte ao cliente, pergunte as pessoas que melhor devem saber sobre isso: os seus clientes. Quando os clientes ligam, é uma questão de lhes perguntar sua opinião sobre o que pode ser feito para melhorar seu suporte ao cliente. As respostas podem ser reveladoras. Essas informações podem ser recolhidas a partir dos visitantes do site com questionários simples que podem ser preenchidos sem precisar sair do site. Para aumentar o número de respostas, você pode oferecer um pequeno incentivo, como um desconto na próxima compra.

Coloque seu suporte ao cliente em teste

O bate-papo de suporte ao cliente deve ser avaliado regularmente. O melhor jeito de fazê-lo é fingir que é um cliente e experimentar o seu atendimento ao cliente. Acesse seu site e tente navegar e encontrar informações por lá. O acesso é uma experiência agradável? Foi útil ou frustrante? O quão acessível estavam as informações? Foi difícil entrar em contato com sua equipe de suporte ao cliente por meio do site? Quanto demorou para que eles respondessem às suas perguntas? O acesso ao site é uma excelente maneira de testar seu suporte ao cliente.

Estamos aqui para servi-lo!

Não é suficiente treinar os clientes como lidar com os clientes; o suporte ao cliente deve se tornar parte da cultura corporativa de sua empresa. Ele deve ser reforçado e contínuo. Seria uma boa ideia fornecer incentivos aos funcionários para recompensar um bom atendimento ao cliente. Por exemplo, os funcionários que atingirem uma determinada referência comparativa em atendimento ao cliente depois de um período específico pode ser recompensado com um folgas remuneradas. Os funcionários em sistemas de referências comparativas baseados em pontuação podem trocar os pontos por mercadorias da empresa.

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