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Os benefícios do bate-papo ao vivo para comércio eletrônico

Nos mercados altamente competitivos de hoje, qualquer vantagem em vendas ou serviços que você tenha em relação aos competidores pode fazer a diferença entre ganhar ou perder uma venda. Neste mundo de sistemas automatizados e acessíveis de auxílio ao cliente, a capacidade de falar ao vivo por bate-papo por meio de um site é um recurso excepcional. Ter um recurso desses em seu site, especialmente quando um concorrente não tem, pode ser um ponto crucial para as vendas que induz um possível consumidor a escolher você e não o concorrente.

Com o amadurecimento da internet, os compradores on-line se tornaram mais sábios e estão esperando mais dos vendedores on-line. Cada vez mais eles desejam transações on-line com o auxílio de suporte ao cliente ao vivo, como se estivessem numa loja no mundo real. De acordo com uma pesquisa da Andersen Consulting, quase 62% dos consumidores pela internet disseram que comprariam mais produtos on-line se estivesse disponível um suporte ao cliente ao vivo.

Vendas ao vivo e serviços de bate-papo para suporte ao vivo não são mais a novidade que um dia foram; elas amadureceram como uma ferramenta séria de vendas e suporte. Hoje em dia, se você não estiver usando um desses serviços em sua loja on-line, é possível que você esteja perdendo valiosas oportunidades de vendas.

Como funciona o suporte ao vivo?

Normalmente, não há muita instalação a fazer no que tange ao software. O serviço é configurado colando um fragmento curto de código HTLM no código-fonte da página da internet. Esse código gera um botão “Solicitar bate-papo ao vivo” que aparece quando a página é carregada. O código também notifica, por meio do servidor de bate-papo hospedado, de que você tem um visitante no site.

A partir daí, é possível observar em tempo real os movimentos do visitante pelo site. A qualquer momento, você pode convidar proativamente o cliente a conversar sobre os produtos ou oferecer-se para responder perguntas, exatamente como um assistente de vendas ou de suporte ao cliente faria numa loja do mundo real.

Se um cliente desejar iniciar um bate-papo, ele clicará no botão do seu site, que abre uma janela de mensagem privada. O visitante preenche os campos de informação definidos por você, acrescenta uma pergunta e clica no botão “Iniciar bate-papo”. Você recebe a solicitação de bate-papo, analisa as informações e decide se aceita ou não. Se aceitar, uma janela de bate-papo privado se abrirá e o operador e o visitante se comunicarão em tempo real por mensagens de texto.

Quando você mantiver aberto o console do operador, o botão de bate-papo no site mudará automaticamente para que os visitantes saibam que você está disponível para o bate-papo. Quando o console do operador for desativado ou não estiver sendo executado, o botão de bate-papo ao vivo indica que você não está on-line no momento, mas que o cliente poderá deixar uma mensagem para você.

Seu recurso de serviço de bate-papo on-line não precisa estar disponível para o público em geral. Colocando um botão de bate-papo ao vivo numa página protegida por senha, você pode configurar o serviço como um recurso de conferência privada para os clientes pagantes.

Quais são os benefícios do suporte ao vivo?

Nesses tempos de grandes expectativas do cliente, grandes atrasos nas comunicações por e-mail se tornam inaceitáveis. Muitos clientes hesitam em concluir uma compra se eles tiverem uma pergunta não respondida. O bate-papo do suporte ao vivo dá aos clientes as respostas às suas perguntas no momento certo em tempo real, o que aumenta o nível de satisfação do cliente. Não é necessário ser especialista em marketing para saber que cliente que volta é cliente satisfeito.

O bate-papo ao vivo promove a confiança entre os clientes. Se os clientes virem um botão de bate-papo ao vivo no sei site, eles se sentirão confiantes de que terão fácil acesso a uma pessoa ao vivo, mesmo depois de realizada uma venda. Um botão de bate-papo pode ser adicionado a e-mails de pós-vendas para que os clientes não precisem retornar ao seu site para obter suporte ao vivo.

Muitas vendas são perdidas na hora de realizar o pedido. Os clientes ficam preocupados em fornecer informações pessoais durante o processo de compra, levando-os a abandonar o carrinho de compras. Com o suporte ao vivo, você pode auxiliá-los na conclusão das vendas acompanhando-os no processo.

O componente de rastreamento de aplicativos de bate-papo também podem ajudar a entender melhor o seu site e o grau de eficiência dos serviços ao visitante. Você será capaz de melhorar o projeto do seu site porque conseguirá ver onde os visitantes estão indo e que páginas estão atraindo sua atenção — e quais não estão.

O bate-papo ao vivo economiza dinheiro porque elimina a necessidade de manter uma linha cara de ligação gratuita de suporte ao cliente. São necessários menos representantes de suporte, uma vez que o tempo é usado com mais eficiência. O sistema de bate-papo permite que os representantes enviem respostas pré-redigidas para as perguntas mais frequentes e direcionar o navegador do cliente a páginas que contenham a informação solicitada.

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